Indicadores sociais são desafio para o futuro prefeito de Ilhéus
pense:
"Guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que outra pessoa morra." (William Shakespeare)
Indicadores sociais são desafio
para o futuro prefeito de Ilhéus
A campanha para eleição municipal está na reta final. No próximo domingo, 7 de outubro, os eleitores vão às urnas, em todo o país, escolher os próximos chefes do executivo municipal. Particularmente, considero a eleição mais importante para os cidadãos. No caso de Ilhéus, o próximo prefeito terá como enorme desafio melhorar os indicadores sociais no município.
Segundo um estudo apresentado pelo Instituto Nossa Ilhéus, no início da campanha, o município possui 17 mil pessoas na condição de absoluta pobreza, com renda per capita inferior a 70 reais, a maioria concentrada na região do Fundão (oeste da cidade) e no distrito de Japu. Se considerarmos o total populacional atualmente informado pelo IBGE (há muitas controvérsias), 9,44% dos ilheenses vivem em situação degradante.
Apesar de alguns debates pontuais ocorridos nesse período, o Sistema de Indicadores de Ilhéus 2012 elaborado pelo Instituto se constituiu na mais importante contribuição à sociedade e aos candidatos a prefeito nessa campanha. O Nossa Ilhéus reuniu os três candidatos a prefeito, no início da campanha, 2 de agosto, para apresentar o quadro de indicadores sociais, cujo trabalho foi realizado em parceria com a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. No evento, promovido no Teatro Municipal, estiveram os candidatos Carmelita Ângela (PT), Jabes Ribeiro (PP) e Jorge Luis dos Santos (PSOL).
Como destacou Elvis Bonassa, da Kairós Desenvolvimento Social, o sistema de indicadores utilizou várias metodologias. Por isso, os resultados devem ser avaliados separadamente, de acordo com cada índice, considerando os segmentos Educação; Trabalho, Emprego e Renda; Condições de moradia e Pessoas com deficiência.
Conforme dados de 2011, o número de analfabetos, por exemplo, é praticamente o mesmo dos extremamente pobres: 17.206. Na saúde, são preocupantes o aumento da mortalidade infantil (24,24 por mil), o índice de óbito fetal (18,62 por mil) e curetagem pós-aborto (10,18 por mil). Na educação, 68,75% das escolas públicas não possuem bibliotecas. Na questão da violência, é crescente o número de agressão às crianças e às mulheres. Esse índice caiu em relação aos idosos. Por outro lado, é preocupante o alto índice de homicídios entre jovens do sexo masculino (329,77 por cem mil).
Como bem frisou a presidente do Instituto, Socorro Mendonça, o sistema de indicadores é fundamental para a discussão e formulação de políticas públicas visando a melhoria da qualidade de vida da população e para o controle social efetivo e de avaliação de governo. O candidato Jabes Ribeiro, líder das pesquisas, tem a seu favor a experiência de outros mandatos e o tamanho da coligação partidária. A candidata Carmelita Ângela tem a seu favor a trajetória de organização dos professores e dois mandatos como vereadora. O candidato Jorge Luiz, por sua vez, se favorece por ser antagônico aos dois primeiros e pela militância na área de saúde.
Mais de 300 são candidatos à Câmara
Atualmente, a Câmara Municipal de Ilhéus possui 13 cadeiras. A partir do próximo ano, terá 19 cadeiras. Esse fato impulsionou o número de candidaturas a uma vaga no Poder Legislativo. Mais de 300 candidatos disputam o mandato na Câmara. Até o momento, não se tem prognóstico eleitoral quanto à futura bancada da Casa.
Adega do Manjericão
O presidente da Abrajet – Associação dos Jornalistas de Turismo da Bahia, Edmundo Lemos, esteve em Ilhéus como convidado especial para conhecer a Adega e o Clube do Vinho do Restaurante Manjericão, no Pontal. Na foto de Zé Carlinhos, com Nide e Benício Aguiar, proprietários do estabelecimento.
Aniversário de Lília
A analista de sistemas e professora universitária Lília Marta Soussa Modesto (no centro da foto) foi alvo de diversas comemorações pela passagem de seu aniversário. Diretora da Unidade de Desenvolvimento Organizacional (UDO) da UESC, ela ganhou festa surpresa dos colegas de trabalho.